Essas
novas abordagens valorizam duplamente a fotografia porque dão ênfase não
somente aos temas que nela aparecem retratados, mas à forma como esses temas
são constituídos. Assim, os atributos técnicos e formais da imagem fotográfica
assumem um papel relevante no entendimento de questões ligadas à noção de
natureza, cidade, progresso, modernidade, morte, infância, indivíduo,
identidade, apenas para citar aqueles temas mais recorrentes. Não é por acaso
que o incremento na organização de documentos fotográficos institucionais aconteceu
concomitantemente à publicação de repertórios e ao crescimento do uso da
fotografia como fonte para a pesquisa. Nessa perspectiva, torna-se fundamental,
hoje mais do que nunca, a definição de padrões de qualidade na organização e
conservação de fotografias em acervos institucionais e na produção de
instrumentos de pesquisa.
Sendo
assim, o presente projeto permitirá, entre outras vantagens:
▪ Contribuir para o amplo acesso e
disseminação dos documentos arquivísticos.
▪ Promover a difusão e reprodução dos acervos arquivísticos não digitais, em formatos e apresentações diferenciados do formato original;
▪ Incrementar a preservação e a segurança dos documentos arquivísticos originais por restringir seu manuseio.
Nesse sentido, projeto vai ao encontro do Plano Estadual de Cultura no que diz respeito aos seus objetivos ao “promover o direito à memória por meio dos museus, arquivos e coleções”.